Programa de Aprendizes e Estagiários da VFS Brasil

Programa de Aprendizes e Estagiários da VFS Brasil

 

Desde 2013, a Volvo Financial Services Brasil entrega à comunidade, por meio de seu Projeto de Responsabilidade Social, uma série de iniciativas voltadas ao desenvolvimento da cidade de Curitiba, onde muitos de seus funcionários vivem e trabalham. Um componente-chave do projeto é o programa de aprendizes, que oferece aos jovens locais oportunidades de desenvolver habilidades pessoais e profissionais.

Marcos Karpinski, de 20 anos, iniciou sua jornada na VFS como aprendiz no departamento de Suporte Comercial em maio de 2013. Como a maioria dos aprendizes selecionados para trabalhar na VFS, Marcos cresceu em um bairro economicamente desfavorecido, próximo a fabrica da Volvo do Brasil em Curitiba. "Desde muito jovem estive determinado a conseguir mais do que os membros de minha família", diz Marcos. "Ser selecionado para o programa foi realmente a oportunidade da minha vida." Por meio do trabalho árduo e dedicação, após a conclusão de seu aprendizado em setembro de 2014, Marcos recebeu a oportunidade de estagiar no departamento de Floorplan. Após isto, começou a trabalhar no departamento de Crédito e atualmente encontra-se estagiando na área de Consórcio.

O colega de Marcos, Carlos Vogelsanger, também é estagiário da VFS. O estudante de 22 anos que sonha em se tornar um advogado desde criança, agora trabalha no departamento jurídico da VFS. "Esta posição me aproxima ainda mais do meu objetivo de carreira", diz Carlos.

Tanto o programa de estágio, como o programa de aprendizes da VFS Brasil, proporcionam treinamento prático aos alunos e ajudam a criar uma força de trabalho jovem e qualificada para a VFS. O programa de aprendizes da VFS é oferecido a estudantes entre 14 e 24 anos que frequentam o Colégio Estadual José Fressato, uma escola local de uma das áreas mais desfavorecidas de Curitiba. Já os estágios, são abertos a todos os estudantes de graduação. Atualmente, a VFS conta com sete aprendizes e dezessete estagiários, incluindo Carlos e Marcos.

"A oportunidade de participar de um programa de aprendizes na VFS expõe nossos alunos ao funcionamento interno de uma empresa global e abre os olhos para carreiras que eles não sabiam que eram atingíveis", diz Márcio Nilton Kochhann, Diretor do Colégio Estadual José Fressato. "Além disso, embora muitos não sejam necessariamente vinculados à universidade no início de seu aprendizado, alguns acabam se matriculando após a conclusão do programa, devido à sua ampliação de conhecimento e habilidades".

A duração dos programas varia de dezoito meses para aprendizes a dois anos para estagiários. Estagiários são elegíveis para um bônus de mérito com base no desempenho acadêmico e no trabalho, mas o objetivo final que muitos se esforçam para alcançar é uma oferta de emprego de período integral após a conclusão de seus programas. "Numa economia global cada vez mais competitiva, as perspectivas de emprego são mais brilhantes para os jovens que procuram emprego com experiência prévia em seus campos escolhidos", diz Ruy Meirelles, presidente da VFS Brasil. "Como um importante empregador multinacional, a VFS é responsável por contribuir com o desenvolvimento da nossa força de trabalho. Quanto mais qualificada nossa equipe é, mais bem-sucedido seremos como uma empresa”.

"Aqui, tive mais responsabilidades e autonomia do que em qualquer outro estágio, e sinto que esta experiência me preparou bem para o mundo real", diz Carlos.

"Através do meu período como aprendiz e agora como estagiário, sou a primeira pessoa da minha família a trabalhar em uma corporação global", diz Marcos. "Esta é uma história de sucesso para mim. Eu tive experiências aqui que nunca sonhei que eram possíveis; toda a minha perspectiva mudou.”

Para fazer parte do programa de estágios da VFS Brasil, clique aqui e acompanhe as vagas ofertadas pelo Grupo Volvo.